O Reumatismo e a Reumatologia

Apesar de ser um termo popular antigo e estar associado em geral à dor, “Reumatismo” é uma definição genérica de um conjunto de patologias que têm como alvo o sistema musculoesquelético (músculos, tendões, articulações, coluna).

Muitas dessas doenças são de etiologia inflamatória e imunológica (autoimune) como é o caso da Artrite Reumatóide. No entanto, afecções degenerativas, como por exemplo a osteoartrite (artrose), também são citadas como “Reumatismo” na linguagem popular.

Grande parte dessas patologias são primárias do sistema locomotor, porém processos patológicos de outras causas (neurológicos, endocrinológicos, infecciosos, oncológicos, genéticos) também podem afetar o sistema locomotor, requerendo muitas vezes diagnóstico diferencial com alguma doença reumatológica primária.

Muito comum também é o termo “Reumatismo no Sangue”, expressão usada popularmente para se referir á Febre Reumática (doença infantil de etiologia infecciosa bacteriana estreptocócica) ou ainda para denotar alguma possível alteração laboratorial de testes para doenças reumatológicas por algum paciente.

Resumindo, existem mais de 100 patologias musculoesqueléticas já referidas como “Reumatismo”, sendo que o diagnóstico e tratamento precisos dessas doenças dependem da avaliação do médico reumatologista. Esse é o profissional mais preciso para o seguimento dos pacientes com desordens não-traumáticas do sistema locomotor. A habilidade do reumatologista desempenha papel fundamental na qualidade de vida dos pacientes reumáticos, prevenindo danos articulares e reduzindo o contexto doloroso decorrentes do curso crônico dessas doenças.